Foto: Victoria Debortoli (Diário)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As inscrições para a prova, que será aplicada nos dois primeiros domingos de novembro, começam no dia 6 de maio.
Conforme o edital, disponível no Diário Oficial da União, a primeira etapa das inscrições começam no dia 1º de abril. A partir desta data, até o dia 10 de abril, os candidatos devem fazer a solicitação da isenção da taxa de inscrição - nesta ano, vai custar R$ 85, R$ 3 a mais que em 2018. Quem teve a isenção da taxa de inscrição na edição de 2018 do Enem e não compareceu a prova, deverá justificar a ausência para solicitar a isenção deste ano.
Todos os participantes, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no site do Enem a partir das 10h do dia 6 de maio até as 23h59min do dia 17 de maio.
PROVA
A prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro deste ano. Desde 2017, a prova deixou de ser aplicada em apenas um final de semana (sábado e domingo) e passou a ser realizada em dois domingos consecutivos.
No dia 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5h30min de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.
No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5h de duração.
Em ambos os dias, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. O início das provas começa às 13h30min.
NOVIDADES
Neste ano a prova não terá mais folha de rascunho. Os cadernos de questões do Enem terão um espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação.
Além disso, nesta edição os lanches levados pelos participantes passarão por revista.
DE OLHO NO CALENDÁRIO
- 1 a 10 de abril: solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no Enem 2018
- 6 a 17 de maio: inscrições
- 6 a 23 de maio: pagamento da taxa de inscrição
- 20 a 24 de maio: solicitação de atendimento pelo nome social
- 3 e 10 de novembro: aplicação da prova
*Colaborou Victoria Debortoli